A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 12 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência na cidade de Arapuá, nesta sexta-feira (10). A ação foi realizada pelo 3º Grupo da 7ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, após o recebimento de uma denúncia anônima.
No local, os militares encontraram viveiros e gaiolas contendo aves das espécies pintassilgo (3), trinca-ferro (3), azulão (2), sabiá-laranjeira (2), caboclinho-frade (1) e coleirinho (1). Parte das aves estava sem anilhas, o que caracteriza a posse ilegal.
Também foram localizadas três armadilhas utilizadas para captura de pássaros, sendo um alçapão e duas redes batedeiras. O responsável alegou ser criador amadorista, mas não apresentou registro válido junto ao órgão ambiental nem a relação de passeriformes autorizados.
Diante da situação, o homem foi preso em flagrante e liberado após assinar Termo de Compromisso de Comparecimento ao Fórum.
Os pássaros com anilhas foram confiados em depósito ao autor, enquanto os demais, considerados aptos à soltura após avaliação veterinária, foram devolvidos à natureza. As cinco gaiolas e as três armadilhas foram destruídas no local, conforme prevê o Decreto Estadual nº 47.383/2018.
Foi lavrado Auto de Infração Ambiental nº 712118/2025, no valor de 4.710 UFEMG (R$ 26.051,01).
Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente