Municípios mineiros com doses da vacina da Dengue prestes a vencer poderão ampliar o limite etário

Seis cidades de Minas Gerais, com doses da vacina contra dengue prestes a vencer, ampliaram a vacinação contra a doença para o público entre 6 e 16 anos. O Ministério da Saúde permitiu que municípios de todo o país aumentassem a faixa etária caso o estoque do imunizante corresse o risco de passar da data de validade.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o estado recebeu dois lotes da vacina contra dengue com vencimento para 30 de junho, totalizando 78.784 doses.

Segundo a SES-MG, em todo o estado já foram aplicadas um total de 109.466 doses da vacina contra a dengue, sendo 108.221 da primeira dose e 1.245 da segunda dose. A secretaria informou, ainda, que em caso de necessidade e diante da disponibilidade, os municípios mineiros com doses prestes a vencer poderão ampliar até o limite etário especificado na bula da vacina, que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade.

Nova ampliação
Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde adota a ampliação temporária do público-alvo. A última foi realizada em abril, diante da baixa procura e da proximidade do vencimento de lotes. À época, a medida serviu para evitar o desperdício de imunizantes com validade até 30 de abril.

“Esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”, diz nota técnica publicada pela pasta na última sexta (21/6).

De acordo com a pasta, o Brasil deve receber 6,5 milhões de doses de vacinas contra a dengue ainda neste ano. Mesmo com a ampliação temporária, os governos locais devem adotar estratégias para a garantia de aplicação da segunda dose do imunizante Qdenga.

Em Patos de Minas, a vacina já está disponível, da faixa etária de 10 a 14 anos. basta procurar um posto de saúde mais próximo a sua residência.

Fonte: Clube Noticias