Estão circulando em todo o Brasil mensagens falsas de notificações de multas e de penalidades, como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enviadas via SMS, e-mail e aplicativos de mensagens. Os Departamentos Estaduais de Trânsito de vários estados alertam que essas mensagens se tratam de golpes e direcionam para links que não pertencem aos órgãos de trânsito.
A dinâmica da tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS que afirma que a CNH do condutor está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal.
Ao preencher os campos para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida, além de valores e um campo com a opção “regularizar”.
Conforme o sistema falso, para liberar a sua CNH, o indivíduo deve fazer uma transferência PIX. Os valores costumam girar em torno de R$ 119 e R$ 193.
O golpe tem virado rotina para muitos condutores. Alguns, inclusive, já fizeram pagamentos. Vale ressaltar que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS.
Fonte: Auto Papo