Após duas semanas seguidas com feriados nos fins de semana, o Hemocentro de Patos de Minas informou sobre o estado dos estoques e a necessidade de aumentar o número de doadores, principalmente com a chegada do inverno nesta sexta-feira (20).
Em períodos do ano onde os feriados são mais frequentes e, por isso, é comum que os estoques de sangue nos Hemocentros de todo o país diminua por diversos motivos, como acidentes de trânsito. A demanda costuma ser maior por diversos tipos sanguíneos.
A demanda costuma ser maior, mas a quantidade de doadores diminuiu drasticamente devido à grande quantidade de doenças respiratórias no município e pela indisponibilidade das pessoas em comparecer aos hemonúcleos para realizar doações.
Doação
Durante o mês de junho, o Hemocentro de Patos de Minas focou em campanhas educacionais, frisando a importância que os doadores têm para manter os estoques. Segundo o médico Rafael Rocha, atualmente o estoque está zerado para alguns tipos.
“Estamos com estoque zerado de O negativo e B negativo, e com o estoque crítico de A negativo”, disse o médico.
Para doar sangue:
As condições e restrições para doação de sangue estão disponibilizadas no site da Hemominas.
Entre os critérios básicos, destacam-se:
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar bem descansado no momento da doação;
• Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
• Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
• Não ter tido hepatite após os 11 anos;
• Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura
Para quem deseja se tornar um doador, basta comparecer ao Hemocentro, localizado na Rua Major Gote, se não tiver a necessidade de ser atendido em um horário específico. Mas, caso queira marcar um horário, é necessário realizar um pré-agendamento no (34) 2106-2600.
Fonte: NTV – Lorena Teixeira