O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou os países de destino da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento, que oferece a estudantes do ensino médio da rede estadual a oportunidade de cursar um ano letivo no exterior com todas as despesas custeadas pelo Estado.
Entre os contemplados estão Julia Rodrigues de Araújo, Arthur Moreira e Silva e Arthur Branquinho Almeida, todos da Escola Estadual Amadeu Gonçalves Boaventura, em Carmo do Paranaíba. Os três estudantes terão a chance de viver essa experiência acadêmica e cultural na Austrália, a partir de 2026.
O programa garante aos selecionados moradia, alimentação, transporte, documentação, seguro e acompanhamento pedagógico no país de destino. Além da Austrália, os intercambistas também foram distribuídos para Argentina, Chile, França, Itália, Suíça e Uruguai.
Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta edição. A primeira lista trouxe 90 nomes e os outros 60 bolsistas serão anunciados até o fim de 2025.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a iniciativa é transformadora:
“Esse é um programa fundamental para o desenvolvimento dos jovens, que terão a chance de vivenciar novas culturas, enriquecer seu aprendizado e conquistar oportunidades únicas para o futuro.”
Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, o Passaporte Mineiro do Conhecimento busca democratizar o acesso a experiências internacionais, ampliando horizontes e garantindo que alunos da rede pública de diversas regiões possam se desenvolver ainda mais.
Para Carmo do Paranaíba, a seleção de três estudantes representa não apenas um reconhecimento ao desempenho escolar, mas também a oportunidade de que jovens talentos locais possam levar o nome da cidade para além das fronteiras do país.
Fonte: Governo de Minas / Texto: Gilberto Martins




































