Corpo de Bombeiros combatem incêndio em fazenda de Presidente Olegário

Nesta quarta-feira (13/09), o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Patos de Minas atendeu a um incêndio de grandes proporções atingiu a Fazenda Boa Esperança, localizada no Distrito de São Pedro da Ponte Firme, no município de Presidente Olegário.

Ao chegarem à fazenda, as equipes do CBMMG se depararam com um incêndio de grande vulto, alimentado por diferentes tipos de vegetação e espalhando-se rapidamente em um terreno íngreme. O fogo já havia consumido uma área de 200 hectares, dos quais 150 eram de mata de cerrado, 40 de palhada e 10 de sorro, representando uma ameaça significativa à fauna e flora local.

Para combater o incêndio e minimizar os danos ambientais, duas equipes do CBMMG foram mobilizadas, trazendo consigo equipamentos especializados e viaturas apropriadas para situações de incêndio florestal. Entre esses equipamentos estavam abafadores, sopradores e bombas costais, essenciais para controlar as chamas e criar linhas de defesa.

Além das equipes de bombeiros, o CBMMG também coordenou 15 brigadistas que participaram do combate ao incêndio, garantindo que suas ações fossem eficazes e seguras. Para apoiar as operações, uma pá carregadeira, dois tratores e um caminhão-pipa foram mobilizados para auxiliar no combate às chamas e na criação de barreiras para conter o fogo.

O trabalho das equipes de resgate e combate ao incêndio resultou no controle das chamas, evitando que o fogo se espalhasse para áreas ainda mais extensas da fazenda e prevenindo danos adicionais ao meio ambiente.

O CBMMG enfatizou a importância da pronta resposta das equipes de resgate e da coordenação eficiente das operações, destacando o compromisso em proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio da região.

Matéria: Igor Nunes