Operação combate desmate irregular é realizada no Alto Paranaíba; Carmo do Paranaíba está entre os municípios

Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, a Polícia Militar de Meio Ambiente realizou a Operação do Plano Anual de Fiscalização de Flora, com foco no combate ao desmatamento e outras infrações ambientais nos municípios de Coromandel, Abadia dos Dourados, Tiros, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba.

A ação contou com 11 policiais e 4 viaturas, que desenvolveram 18 operações e lavraram R$ 469 mil em autuações. No total, 62,32 hectares tiveram atividades suspensas por irregularidades. Também foram apreendidos 252 m³ de lenha nativa e um trator utilizado em práticas ilegais.

Além disso, foram registrados 9 REDS (Registros de Eventos de Defesa Social), 3 TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência), 6 alertas do MapBiomas, 6 monitoramentos contínuos, uma denúncia balcão e outras iniciativas de fiscalização.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o objetivo da operação foi instruir, proteger e preservar, garantindo a proteção da flora nativa e coibindo práticas que ameaçam o equilíbrio ambiental na região.

Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente  /  Texto: Gilberto Martins