A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta quinta-feira (25) um caso de febre amarela em humano. Trata-se de uma idosa que apresentou apenas sintomas leves, semelhantes aos de dengue, como mal-estar e desidratação. A paciente foi atendida na UPA no dia 30 de agosto, não precisou de internação e atualmente está em casa, em bom estado de saúde.
O primeiro teste para dengue foi negativo. Seguindo protocolo da Rede Sentinela, a amostra foi encaminhada à Funed, em Belo Horizonte, para análises complementares, que confirmaram febre amarela em três exames consecutivos. A paciente tem registro de vacinação contra a doença, o que contribuiu para a forma branda dos sintomas. Ela possui residência tanto na zona urbana quanto na rural, e a investigação epidemiológica busca identificar a origem da infecção.
Com a confirmação, Patos de Minas passa a ser considerado município de risco para a febre amarela. Entre as medidas imediatas estão: intensificação da vacinação, bloqueio vacinal em áreas próximas à residência da paciente, controle vetorial com borrifação intra e extradomiciliar e mutirões de imunização em toda a rede de saúde.
Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela no município é de 81,45%, acima da média estadual (58,58%). A meta, no entanto, é atingir 100% da população, incluindo visitantes. A vacina está disponível em todos os postos de saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h. Além disso, o Vacimóvel atenderá na Praça do Coreto até domingo (28), e mutirões ocorrerão nos dias 27/9, 4/10 e 18/10 em todas as unidades urbanas e rurais.
A Secretaria Municipal de Saúde também reforça a importância da vigilância em casos suspeitos, monitoramento de mosquitos e investigação de mortes de macacos, que são aliados no alerta precoce para a presença do vírus. Neste ano, sete amostras de primatas foram enviadas para análise, sendo seis negativas e uma em análise.
As autoridades reforçam que a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa, e que todas as medidas estão sendo tomadas para proteger a população. Novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais da prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas