Veja o que muda a partir de hoje (10) nas cidades que regrediram à Onda Vermelha do Minas Consciente

A microrregião de Patos de Minas foi reclassificada para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A mudança começa a valer a partir desta segunda-feira, 10 de maio. A Onda Vermelha, permite o funcionamento de todas as atividades comerciais, inclusive bares, academias e salões de beleza.

Segundo o Governo de Minas Gerais, a limitação se dará pela distância linear (de uma pessoa para outra), da capacidade (área livre do comércio dividida pela metragem da onda) e o número de pessoas em eventos presenciais.

Os estabelecimentos comerciais deverão aplicar:

· Distância linear (de uma pessoa para outra): mínimo de 3 metros;

· Capacidade (por pessoa): 10 m²;

Exemplos: Se um restaurante possui 100 metros quadrados de área livre, deverá dividir 100 por 10 (metragem de referência), ou seja, o estabelecimento poderá receber no máximo 10 clientes. No caso de uma loja, com 800 metros quadrados, 800/100, a capacidade máxima será de 80 clientes.

Exceção: Em caso de serviços onde não haja atendimento ao público ou se for em espaço a céu aberto aplicar a metragem de referência de 4m².

Serviços não-essenciais: Deverá limitar a um cliente por atendente, ou seja, um funcionário poderá atender apenas um freguês por vez.

Limite de pessoas por evento: 30;

Limitação vale apenas para reuniões presenciais e pequenos eventos, como confraternizações familiares. Nestes casos a higienização e o uso de máscara são obrigatórios.

Fonte: Agência Minas