PRF aborda Ônibus e encontra 1.975 pinos de cocaína avaliada em R$100 mil reais na BR 365 em Patos de Minas

Na manhã deste domingo (21/01), a Policia Rodoviaria Federal de Patos de Minas, por meio do Grupo de Patrulhamento Tático, realizou a apreensão de 1.975 pinos de cocaína na BR 365. O material foi encontrado em um compartimento oculto dentro de um ônibus com itinerário São Paulo/Alagoas. Além do ilícito, foram apreendidos diversos eletrônicos produto de descaminho, cigarros eletrônicos contrabandeados e inúmeras mercadorias sem nota fiscal.

A equipe policial realizava comando de fiscalização com foco no combate ao crime e na segurança viária, quando avistou um ônibus com diversas irregularidades aparentes, como pneus em mau estado de conservação, para-brisa danificado etc. No decorrer da abordagem, os três ocupantes do veículo informaram que não havia passageiros, mas apenas encomendas vindas de São Paulo com destino a Alagoas. Ao aprofundar nas buscas, em um compartimento oculto, os policiais encontraram, em duas sacolas, 1.975 pinos de cocaína já acondicionados para a venda. Em média, cada pino vale cerca de R$60 reais, contabilizando cerca de 100 mil reais o total da apreensão.

Ao serem questionados, os ocupantes alegaram que as sacolas eram encomendas e disseram que não sabiam da sua existência, uma vez que foram outras pessoas os responsáveis por embarcar a carga. Nas sacolas com a droga, foi verificada uma etiqueta, no entanto, não foi possível identificar o autor. Ao continuar as buscas, foram encontrados 170 Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como vapers, produtos de contrabando. Ademais, foram também encontrados 840 eletrônicos diversos produtos de descaminho, dentre eles diversos celulares. Os policiais identificaram também inúmeras mercadorias sendo transportadas sem nota fiscal.

Dessa forma, foram constatados os crimes de tráfico de drogas, descaminho, contrabando e transporte de mercadoria sem nota fiscal. Em relação ao tráfico e ao entorpecente apreendido, esta equipe lavrou o presente registro e irá encaminhar tanto este boletim quanto o material apreendido para a delegacia de Polícia Civil Regional de Patos de Minas, em razão da ausência de autor.

Quanto aos crimes de descaminho e contrabando, os materiais serão apreendidos e enviados para a Receita Federal de Uberaba. Já a respeito das mercadorias sem nota, a PRF de Patos de Minas obteve o apoio da Receita Estadual, que ficou responsável pelos procedimentos relacionais ao crime de transporte de mercadoria sem nota. O ônibus foi autuado pelas diversas irregularidades que comprometiam a segurança viária e foi removido ao pátio conveniado da polícia civil de Patos de Minas.

Fotos e fonte: Ascom/PRF