Pessoas de Rio Paranaíba tem o Instagram hackeado e criminosos fazem vítimas; PM faz orientação

Diversas pessoas em diferentes cidades estão tendo seu perfil no Instagram clonado. O criminoso clona a conta da rede social da vítima e passa a postar stories vendendo algum produto, sendo que ao finalizar a venda e receber o valor pelo PIX, o suposto vendedor desaparece deixando somente o prejuízo tanto para a vítima do golpe e a vítima que teve a conta hackeada.

Em Rio Paranaíba, nesta quarta-feira (01), duas pessoas procuraram a Polícia Militar e relataram que viram um anúncio de venda de eletrodoméstico ou eletrônico no stories do Instagram de uma pessoa conhecida, sendo ela que elas combinaram a compra dos equipamentos e, que após combinarem os valores e realizarem a transferência via o PIX, perceberam que a conta da rede social havia sido hackeada e que o anúncio era, na verdade, um golpe.

A Polícia Militar emitiu um alerta na noite desta quarta-feira, onde orienta as pessoas a tomarem as devidas precauções durante a utilização de sites e aplicativos, principalmente no tange o envolvimento de dinheiro e dados pessoas. Segundo a corporação, é necessário certificar de que não se trata de golpe e não transferir dinheiro sem ver o objeto comprado pessoalmente e sem ter certeza que se trata da pessoa certa.

A recomendação da PM, entretanto, é fazer o negócio presencialmente, com o pagamento condicionado ao recebimento do objeto. Qualquer dúvida, a pessoa pode procurar a Polícia Militar pelos canais de comunicação.

Materia: Gilberto Martins