Novo grupo de escoteiros possui autorização para iniciar suas atividades em Carmo do Paranaíba

O escotismo em Carmo do Paranaíba foi fundado em 1994 e suas atividades encerradas em 2000, no ano de 2013 houve uma nova tentativa de abertura. Um dos participantes idealizadores daquela época foi Frei Evandro um homem com espírito escotista.
 
A vontade do Frei de criar novamente um grupo em Carmo do Paranaíba surgiu depois de seu retorno a cidade em meados de outubro de 2018. Ele se reuniu com pessoas da comunidade e levantou a ideia. Entre as propostas para a sua criação, a principal delas é dar mais oportunidade de lazer e aprendizado às crianças e jovens da região.
 
No escotismo, tanto homens quanto mulheres podem participar. Dentre esses os adultos participantes são chamados escotistas A diretoria agora busca adultos voluntários, com espírito escotista para participar das atividades do grupo, como chefes e logo em seguida começar as inscrições das crianças.
 
Muita procura
 O grupo irá atender crianças a partir de seis anos e meio, até jovens adultos de 21 anos. Os escoteiros são divididos em quatro categorias de acordo com a faixa etária: lobinho (de 6,5 aos 10,5 anos); escoteiro (de 10,5 aos 15 anos); sênior (de 15 aos 17,5 anos); e pioneiro (de 17,5 aos 21 anos). Antes mesmo de iniciarem as reuniões, muitos jovens já estão procurando para participar.
 
Histórico do Escotismo
 
O Movimento Escoteiro surgiu em meados de 1907, na Inglaterra. O fundador do escotismo foi Robert Baden-Powell (B-P). A palavra escoteiro significa, de maneira genérica, explorador, montanhista, descobridor. A partir de 1910 já existiam mais de 100 mil escoteiros no Reino Unido. Tanto as mulheres quanto as crianças começaram a se interessar pelo movimento e se ingressaram nas atividades.
 
No Brasil, o movimento chegou em 1910, por meio de um grupo de suboficiais da Marinha, e em 1914 que foi fundada em São Paulo a “Associação Brasileira de Escoteiros”. Em todo mundo, são 28 milhões de escoteiros. (Com informações do livro Tropa Escoteira em Ação – Edição de Luiz Cesar de Simas Horn).
 
Como participar?
 
Quem tiver interesse de participar, com escotista (adulto) Basta ligar no telefone de contato (34) 9 9103-8536. Vale lembrar que todos os adultos envolvidos no cuidado com as crianças e adolescentes, do grupo exercem suas funções de maneira voluntária.
 
Futuro melhor
 
O grupo de escoteiros veio para preencher uma lacuna na vida dos jovens, dando-lhes uma opção do que fazer e buscar um futuro melhor através de regras, disciplina e fazendo amigos, havendo assim uma alternativa para enxergarem o mundo de maneira diferente.
 
Matéria: Vanderlei Gontijo