Uma parte dos moradores de Carmo do Paranaíba está revoltada com as atitudes da outra parcela da população, que logo no segundo dia após a administração municipal liberar o comércio local para voltar a funcionar, saiu às ruas para compras ou pagamentos e ignoraram as orientações de permanecerem em casa, em virtude da pandemia do coronavírus.
Nas imagens feitas por nosso repórter é possível visualizarem filas enormes que se formaram em alguns pontos da cidade. Algumas delas foram registradas na região central. As aglomerações mostram dezenas de pessoas sem máscaras e sem manterem a distancia recomendada entre uma pessoa e outra, que é a partir de um metro e meio.
Essas atitudes serviram para deixar apreensivos os habitantes que estão fazendo a quarentena e cumprindo com rigor a recomendação de todos os órgãos de saúde que é o “fique em casa”. Carmo do Paranaíba, mesmo sendo uma cidade que recebe muitas pessoas oriundas de outras regiões de Minas Gerais, de outros estados e até de pessoas que estão voltando de outros países, ainda não registrou nenhum caso da doença.
Em conversa com o prefeito municipal, César Caetano, ele disse que enfrentou uma grande pressão por parte dos comerciantes, com isso, acabou tendo que ouvir o clamor dos empresários e mesmo sabendo das recomendações do Ministério da Saúde e OMS, de que a melhor forma seria o “isolamento social”, liberou parte do comércio para funcionar. Mas ele ressalta que é preciso que a população Camense aja com responsabilidade, sendo que o perigo de contaminação existe e as pessoas precisam colaborar.
O prefeito pede que cada um tenha noção de suas responsabilidades para que o resultado seja positivo e a população não sofra as consequências do coronavírus. Na região do Alto Paranaíba cidades como Patos de Minas, Lagoa Formosa, Patrocínio e Presidente Olegário também baixaram novos decretos liberando parte do comércio a abrirem suas portas.
Matéria: Vanderlei Gontijo / Fotos: Julio Cesar