O Ministério Público de Minas Gerais instaurou Inquérito Civil, com a finalidade de “Apurar as causas e as consequências do acionamento das sirenes de emergência das estruturas de contenção de rejeitos de um empreendimento de mineração no Município de Paracatu”.
Na tarde de 20/05/2021, as sirenes de emergência das estruturas de contenção de rejeitos do empreendimento, situado no Município de Paracatu, foram acionadas.
Na mesma data, às 20h50, a empresa de mineração encaminhou comunicado ao MPMG relatando que “as sirenes de emergência da barragem Eustáquio foram acionadas de forma não intencional, devido a uma falha no seu respectivo sistema automatizado”.
O MPMG expediu ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para aferição da regularidade ambiental do empreendimento minerário no que toca à segurança de barragens. Também foram requisitadas informações técnicas à empresa, a fim de elevar o patamar do entendimento de todos quanto ao ocorrido.
Materia: JP Agora