Milhares de pessoas visitam cemitério de Carmo do Paranaíba no Dia de Finados

0
2625

Milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios da região do Alto Parnaíba neste sábado dia 2 de novembro, para prestar homenagem aos seus entes queridos. Em Carmo do Paranaíba desde o início da manhã acontece grande movimentação no cemitério municipal, onde ocorre visitação aos túmulos por parentes e amigos dos que já se foram para a eternidade.

Também está havendo missa em intenção das almas dos mortos. É uma tradição, principalmente dos católicos, irem até ao local levando flores para serem depositadas sobre os túmulos. Para as pessoas que preferirem, algumas floriculturas oferecem vasos e buques nas entradas dos cemitérios, assim como acontece em Carmo do Parnaíba, Lagoa Formosa e Patos de Minas.

Os cemitérios destas cidades estarão abertos para visitações durante todo o dia. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; eles costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. A Igreja passou a dedicar um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais não se lembravam.

No dia de finados, além dos enfeitar os túmulos com flores, as pessoas costumam acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. O ato acaba causando tristeza, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda. “Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho”, ressaltou um parente que visitava o túmulo de um ente querido em Carmo do Paranaíba.

Matéria: Vanderlei Gontijo
Fotos: Júlio César
x

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui