Mais de 1470 eleitores de Rio Paranaíba tiveram os títulos cancelados por falta de revisão biométrica

Cerca de 1.471 eleitores de Rio Paranaíba tiveram seus títulos suspensos por falta de revisão biométrica. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que foram divulgados no último dia 03 de dezembro.

Segundo o TRE-MG, os números foram obtidos após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminar o balanço do recadastramento biométrico nas cidades que encerraram o procedimento entre 2019 e 2020. A regularização já está disponível desde a último quarta-feira (09), quando o cadastro eleitoral foi reaberto.

Porém, o atendimento presencial dos cartórios e postos eleitorais para coleta de dados biométricos continuam suspensos em todo o Estado. Segundo o TRE-MG, o atendimento será retomado apenas pela internet através do Título Net e os cartórios realizarão a regularização de quem fizer a solicitação, mas a coleta dos dados biométricos só acontecerá quando o atendimento presencial foi retomado.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a biometria foi suspensa nas eleições do dia 15 de novembro. Além de Rio Paranaíba, eleitores de outras cidades também tiveram seus títulos cancelados pelo TRE-MG, sendo eles: Matutina – 418; Patrocínio – 18.872; São Gotardo – 5.265; Serra do Salitre – 1.202 e Tiros – 1.059.

A biometria já está presente em todos os 853 municípios mineiros. Em 84 cidades, o recadastramento do eleitorado foi concluído entre 2009 e 2018 e a identificação biométrica já era obrigatória nas eleições.

Texto: Gilberto Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui