Um idoso de 85 anos foi de preso na madrugada desta segunda-feira (29/07), na cidade de Lagoa Formosa, após atirar contra uma viatura da PM e atingir o veículo. O fato ocorreu em uma residência na Rua Zeca Machado, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. De acordo com o boletim de ocorrência, uma viatura da PM com dois militares realizava policiamento ordinário na esquina das Ruas Tenente Francisco Sebastião com Antônio Cadete, quando ouviram disparos de arma de fogo.
Os policiais então, se dirigiram para o Bairro Nossa Senhora do Rosário, sendo que os estampidos saiam daquela direção. Quando chegaram a Rua Zeca Machado, eles notaram que no interior de um imóvel havia um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo em direção à via pública. Neste momento, os PM’s desembarcaram da viatura e anunciaram como sendo da polícia, e pediram para o atirador soltar a arma e que colocasse as mãos sobre a cabeça, mas o autor começou a disparar em direção ao local onde se encontravam os policiais militares.
Ainda de acordo com os militares, para resguardar suas integridades físicas, eles revidaram a injusta agressão e também efetuaram disparos de arma de fogo com objetivo de cessar a ação do suspeito. Os policiais contaram que enquanto se encontravam no local, foram efetuados 8 disparos em direção a viatura da PM, sendo que um dos tiros acertou o veículo e outros perfuraram o portão da casa. Durante a ação, uma pessoa que se dizia ser filha do autor, contou que os disparos estavam sendo realizados por seu pai, e que ela estava trancada em um dos quartos do imóvel.
A filha também relatou que seu pai, de 85 anos, estaria apresentando problemas psicológicos. Em seguida, o autor cessou os disparos e correu para os fundos do imóvel, sendo que após se alojar atrás de tanque de lavar roupas voltou a atirar novamente. Os polícias pediram reforço, e duas viaturas de Patos de Minas se deslocaram para Lagoa Formosa com vários militares. Após um longo período, o idoso Autor João Caetano dos Santos, acabou jogando a arma por cima do muro da residência e se entregou.
Com ele, os policiais encontraram 37 munições calibre 22, que estavam em um dos bolsos da calça que o idoso usava. Já dentro do imóvel, foram localizadas 67 munições do mesmo calibre. Outros 13 cartuchos deflagrados foram achados espalhados pelo local dos disparos. O autor João Caetano se defendeu dizendo que os vizinhos estão lhe “perseguindo”, e que por isso, realizou os disparos. Sobre a arma ele se limitou a dizer que comprou há poucos dias.
Diante dos fatos, João Caetano foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de polícia na cidade de Patos de Minas e entregue ao delegado de plantão, juntamente com a arma de fogo e as munições apreendidas.
Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte PM