Homem é detido em Carmo do Paranaíba após agredir cães com pauladas

Um homem de 40 anos foi encaminhado para a delegacia de Polícia, após ser denunciado por agressões contra dois animais. O fato ocorreu neste domingo (04/10), por volta das 15h15, na Rua Antônio Pedro Andrade, no Bairro Morro Grande. De acordo com informações da Polícia Militar, o autor foi denunciado, depois de chegar a casa onde mora e, com sintomas de embriaguez, aprontar quebradeira dentro do imóvel, além de machucar dois cães de sua propriedade.

Ainda segundo os militares, assim que chegaram ao local, foram atendidos pela companheira do autor, a qual relatou que o homem teria chegado à residência com sintomas de ter ingerido bebida alcoólica e sem motivos aparentes, quebrou alguns objetos e, em seguida, apoderou de um pedaço de madeira e passou a agredir dois cães que vivem na casa. Em conversa com o autor ele chegou a negar a acusação, mas foram encontradas manchas de sangue na cabeça dos cachorros.

Diante dos fatos, o suspeito foi levado para a sede da Polícia Militar, sendo o delegado de plantão comunicado sobre o fato. Recentemente o presidente da república sancionou a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

A nova lei cria um item específico para esses animais. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Materia: Vanderlei Gontijo e Julio Cesar