Governador entrega 625 viaturas para a PM de 494 municípios; Carmo do Paranaíba é contemplada com 2

0
253

O governador Romeu Zema entregou na sexta-feira (10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, 625 novas viaturas para 494 cidades mineiras. Os veículos, adquiridos por meio de emenda parlamentar dos deputados federais de Minas Gerais da última Legislatura (2015-2018), serão usados pela Polícia Militar para reforçar o policiamento e garantir segurança de qualidade a todo o estado de Minas Gerais. O valor total do convênio é de R$ 40,9 milhões. João Pinheiro, Carmo do Paranaíba e Patrocínio ganharam duas cada. Enquanto Vazante, Lagoa Formosa e São Gotardo ganharam uma cada. Confira os municípios contemplados! Confira os municípios contemplados!

Com a presença de centenas de prefeitos e de deputados federais e estaduais, o governador ressaltou o trabalho desempenhado por sua gestão, mesmo em meio a dificuldades financeiras, e a prioridade dada às áreas estratégicas, como a Segurança Pública.

Sou muito grato a todos os deputados federais que, neste momento de grande dificuldade do nosso Estado, estão dando essa contribuição tão grande para o setor de Segurança. Administrar sem recursos não é fácil e eu espero que essa seja a primeira de muitas ajudas que nós vamos receber. Temos tomado várias medidas que, tenho certeza, já no próximo ano, começarão a surtir efeito. É um trabalho sério, que exige disciplina, perseverança, mas nós daremos a volta por cima”, afirmou.

Ainda segundo Romeu Zema, os resultados obtidos por Minas Gerais nos primeiros meses deste ano com a queda dos índices de criminalidade são fruto de comprometimento do governo e das forças de segurança. “Temos conseguido fazer com que os índices de criminalidade sejam os mais baixos dos últimos 20 anos, então não é só dinheiro que resolve as coisas. Ele ajuda, mas o que resolve é essa vontade de querer mudar”, disse o governador.

Na avaliação geral, dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã, 11 apresentaram queda no primeiro trimestre deste ano.

O número de roubos em Minas Gerais caiu 32% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 7.110 registros de roubos a menos nos três primeiros meses de 2019, o que significa a redução de 79 ocorrências por dia deste tipo de crime no estado. Já o total de vítimas de homicídios, importante indicador de violência, também diminuiu 16,2%, passando de 860 vítimas para 721 nos três primeiros meses deste ano.

Operação Excelsior

Após o evento, a Polícia Militar de Minas Gerais deu início a Operação Excelsior, que visa reforçar a presença real de policiamento, melhorar a sensação de segurança da população e continuar reduzindo a incidência de crimes em 14 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A operação começou ainda na sexta-feira (10/5) e ocorrerá até sábado (11/5), utilizando as 625 viaturas policiais entregues durante o evento. Elas saíram da Cidade Administrativa em “Embarque Tático”, deslocaram com giroflex, sirene e faróis ligados diretamente para o local de atuação durante a operação.

Os militares realizarão blitzen, abordagens a pessoas e veículos e visitas aos moradores e comerciantes dos municípios atendidos. Ao todo, 1.250 policiais atuarão na operação.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Giovanne Gomes, destacou que a entrega das 625 viaturas é histórica para o Estado.

“Esse aporte logístico para a Polícia Militar vai possibilitar a continuidade do trabalho que estamos fazendo e o alcance das metas. Nós teremos, a partir de hoje, a substituição de viaturas em diversos municípios, em que nós temos alguns carros com uma idade superior a dez anos de uso, quilometragens que ultrapassam 500 mil quilômetros. Com esse aporte, teremos uma renovação significativa da nossa frota. A sociedade mineira poderá sentir uma sensação de segurança nunca vivida no estado. É a primeira vez na história de Minas que nós entregamos um número tão expressivo de viaturas”.

Fonte: Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui