No dia em que se comemora a padroeira do Brasil, diversos fiéis fazem peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos. Neste ano, segundo as informações, como em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o santuário não abrirá as portas para o público nesta terça-feira (12).
As celebrações abertas ao público em Campos Altos aconteceram até essa segunda-feira (11), dia em que o santuário recebeu centenas de fiéis de diversas cidades da região. De Rio Paranaíba, um grupo de romeiros saíram em peregrinação no início da tarde do último sábado, percorrendo quase 78 km a pé.
Foram quase 16 horas de caminhada que envolveu fé e a esperança de chegar aos pés da imagem de Nossa Senhora da Aparecida que pode ser vista de longe em Campos Altos. Nossa redação conversou com uma das peregrinas do grupo de 22 duas pessoas. Verônica Costa, ressalta que a emoção é única e que o grupo nunca deixou de cumprir a promessa, independente da pandemia.
Segunda ela, o grupo sempre vai até o local agradecer as bênçãos que recebem. “A emoção é única. Todos os anos, independente da pandemia, nunca deixamos de ir cumprir a nossa promessa. Sempre vamos mesmo em turma mais pequena e havendo restrições de algumas coisas para agradecer nossa mãe Morena por tantas bênçãos recebidas. E uma emoção muito grande sempre”, finaliza.
Verônica destaca ainda que, neste ano, o grupo contou com a participação do professor de história e ex-secretário de cultura, turismo, esporte e lazer de Rio Paranaíba, Alemmar Silva que, segundo ela, esteve ao lado deles prestando apoio.
A FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM CAMPOS ALTOS
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, a festa de Nossa Senhora Aparecida de Campos Altos acontece desde a década de 1970, no Santuário dedicado à Santa. Inicialmente a manifestação cultural começou por meio do zelador do local, Mariano Pereira Dias, com celebração de missas, procissão, novenas, participação de devotos campos-altenses e de alguns romeiros de cidades vizinhas.
Com decorrer do tempo, tanto o lugar como a festa ficaram conhecidos na região do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro por diversas bênçãos concedidas por Nossa Senhora Aparecida a seus devotos e cada ano o número de fiéis aumentava. Na última edição, realizada em 12 de outubro de 2019, o santuário recebeu cerca de 100 mil romeiros vindos de várias cidades do Brasil.
Materia: Gilberto Martins