A PM de Carmo do Paranaíba encaminhou para a delegacia de polícia um jovem que cometeu crime ambiental. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (27/02), em decorrência de um mandado, expedido pelo juiz da Comarca da cidade. O autor é acusado de matar uma cobra no mês de janeiro de 2018, após ser picado pelo animal, quando realizava uma brincadeira com o bicho.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, durante patrulhamento pela Rua Maria Norma de Resende, no Bairro JB, na noite desta quinta (27), a guarnição deparou com o autor Alexandre Moreira, 31 anos, conhecido como “amendoim”, sendo que após uma abordagem e consulta no sistema integrado da polícia, ficou constatado que existia contra ele um mandado de prisão.
Ele teria cometido crime ambiental, ao gravar um vídeo, em que ele aparece durante a noite numa estrada vicinal tentando pegar uma cobra. Nas filmagens ele usa uma lanterna para visualizar o animal. Algum tempo depois com um pedaço de pau, o rapaz prende o animal e tenta pegar a cobra pela cabeça, momento em que acaba sendo picado. Mesmo ferido ele mata a cobra e sai em busca de socorro.
O caso ficou conhecido após a postagem do vídeo nas redes sociais em que o rapaz aparece brincado com o réptil, e em um descuido acabou sendo picado pela cobra. As imagens de Alexandre Moreira lidando com a cobra e depois a matando “viralizou” nas redes sociais. Ele chegou a ficar internado por quatro dias, mas após ser liberado pelos médicos, Alexandre foi autuado pela Polícia de Meio Ambiente por crime ambiental.
Na época ele foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 897,09, de acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, mas não ficou só nisso e agora ele acabou sendo preso pelo crime. Ele poderia ter sido preso em flagrante no dia do fato, o que não aconteceu, devido a polícia ter sido notificada do caso somente dois dias após o acontecimento, quando segundo a lei, ele já teria saído do regime de flagrante. A cobra que o picou “amendoim” era uma Jararaca.
Matéria: Vanderlei Gontijo e Julio Cesar