Cidades do Alto Paranaíba estão sob alerta de ‘perigo’ por conta do calor: Carmo do Paranaíba está na lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (20) alertas para altas temperaturas em diversas regiões do país. No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, há cidades que estão sob “grande perigo” por conta do calorão.

Conforme o aviso, Uberaba e Ituiutaba estão entre as cidades que podem ter temperaturas 5 ºC acima da média por mais de cinco dias, indo, pelo menos, até o próximo domingo (24). No período, o Inmet alerta para, em casos extremos, perigo de hipertermia e risco de morte.

Já Uberlândia, Patos de Minas e outros municípios também estão em alerta de “perigo” por causa do calor. Segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar 5 ºC acima da média entre três e cinco dias. Confira a lista de cidades das regiões que estão sob alerta:

Alerta de “grande perigo”

Água Comprida, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Campo Florido, Capinópolis, Canápolis, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Fronteira, Frutal, Gurinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Pirajuba, Planura, Prata, Santa Vitória, Uberaba, União de Minas e Veríssimo;

Alerta de “perigo”

Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Araxá, Brasilândia de Minas, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Cascalho Rico, Centralina, Conquista, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Delta, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Guarda-Mor, Guimarânia, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Monte Carmelo, Nova Ponte, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Romaria, Sacramento, Santa Juliana, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Serra do Salitre, Tapira, Tiros, Tupaciguara, Uberlândia, Varjão de Minas e Vazante.

Baixa umidade

Além do alerta de altas temperaturas, as cidades das três regiões também estão sob aviso de baixa umidade relativa do ar. Na maioria delas, a previsão é que o índice fique entre 12% e 20% nesta quarta-feira.

Meteorologistas explicam que o tempo quente não é por acaso. A “culpa” é do El Niño – aquele fenômeno que você já deve ter ouvido falar nas aulas de Geografia responsável por formar uma massa de ar quente e seca sobre as regiões centrais do Brasil.

Ilhas de calor

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, as altas temperaturas no ambiente urbano podem agravar o fenômeno conhecido como “ilhas de calor”. As ilhas são áreas dentro da mesma cidade em que se registram temperaturas mais altas se comparadas com outros locais ao redor.

“Com a grande quantidade de radiação solar e essa bolha de ar quente, as ilhas de calor urbano tendem a intensificar ainda mais. Regiões fora da cidade tendem a ter temperaturas mais agradáveis, enquanto regiões com mais concreto tendem a esquentar ainda mais”, explicou.

Fonte: G1