Carmo do Paranaíba decidiu nesta segunda-feira (15/06) a não seguir as recomendações do programa Minas Consciente no combate ao novo coronavírus. A decisão foi anunciada na parte da manhã pelo prefeito César Caetano, após reuniões da Procuradoria do Município. A cidade seguirá com as normativas da deliberação 17 atualizada em junho. Com isso, o comércio varejista continuará aberto, bem como salões de beleza e setores essenciais.
No entanto fecham as academias, estúdios de dança, yoga, pilates e práticas de esportes coletivos. Quanto aos bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes, estes poderão manter somente os serviços de delivery ou retirada de mercadoria no balcão, não sendo admitido consumo no local. Quanto aos horários, os estabelecimentos comerciais continuarão funcionando de segunda a sexta-feira de 09h00 as 17h00 e aos sábados permanecerão fechados. Já os delivery de segunda a domingo até a meia noite. Igrejas e templos evangélicos podem funcionar com no máximo 30 pessoas.
O prefeito ressalta que a administração entende e reconhece as perdas que cada setor vem enfrentando nessa crise e pandemia, mas sob orientação e discussões com a procuradoria houve entendimento que o Minas Consciente seria muito mais prejudicial ao comércio e setores econômicos da cidade, por isso a adesão aos termos da deliberação 17, ora em vigor continuaram. “Isso não significa que novas restrições estão descartadas em um futuro próximo, até porque a região esta em situação crítica quanto ao número de leitos de UTI, sendo 10 para uma população de 700 mil pessoas (Macrorregião Noroeste) e com casos de Covid-19 em escalada considerável no momento”, contou Dr. César.
Por último, o prefeito assinou o Decreto 6.256, que dispõe sobre as novas medidas excepcionais, temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19. Desta forma, a orientação segue no sentido de que todos os cidadãos usem máscaras, álcool gel, evitem aglomerações e saiam de casa em casos de extrema necessidade. A vida precisa continuar, mas com responsabilidade redobrada. Cuide-se e cuide de sua família, temos 44 mil mortos no Brasil com números aproximados, e isso não pode ser desconsiderado, pois seria tripudiar do valor da vida de cada um que pereceu e das famílias que hoje choram seus entes queridos, ponderou o chefe do executivo carmense.
Matéria: Vanderlei Gontijo e Julio Cesar