Um sonho realizado! Rio Paranaíba finalmente conta com o projeto Olho Vivo em pleno funcionamento após muitas lutas, campanhas e apoio de toda sociedade. Na semana passada, de acordo com o presidente do CONSEP-RIO, Nilton Boaventura, o sistema começou a funcionar em fase de teste, dando uma dimensão da importância do projeto para o município.
Ao todo serão 12 câmeras que serão monitoradas 24 horas por pessoas que foram contratadas e especializadas para fazer o rodízio na sala de videomonitoramento instalada no Pelotão da Polícia Militar. Nesta quinta-feira (19), no entanto, boa parte das câmeras já começaram a funcionar definitivamente na cidade.
Segundo Nilton, os profissionais que serão responsáveis por monitorar as câmeras dia e noite já estão registrados em carteira de trabalho pelo Conselho de Segurança Pública. O sistema já está todo instalado, mas conforme as informações que foram repassadas à nossa redação, continua em fase de testes até a inauguração que deve acontecer no final de janeiro.
O projeto Olho Vivo vem de encontro a diversas reivindicações por mais segurança na cidade após uma onda de assaltos em 2017, o que acabou resultando na morte de um empresário durante um latrocínio.
Após isso, diversas reuniões foram feitas entre o Ministério Público, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, empresas, imprensa e toda sociedade para definir o rumo que tomaria o projeto. Uma campanha de porta em porta foi realizada pelo CONSEP-RIO para arrecadar o restante do dinheiro que era necessário para a instalação das câmeras na cidade.
A Prefeitura Municipal dará toda assistência para que o sistema funcione perfeitamente. Ao todo, de acordo com as informações, as despesas ficarão em torno de R$ 27 mil reais mensais.
Matéria: Gilberto Martins