Associação esportiva nipo-carmense realiza ‘3º torneio cerrado mineiro de Softbol’

0
51
A Associação Esportiva Nipo-Carmense (AENC) realizou nos dias 27 e 28 de abril a terceira edição do Torneio Cerrado Mineiro de Softbol. Os jogos aconteceram na sede do clube, na fazenda Soares e contou com a participação de cinco equipes: AENC-Carmo, BH Capitals, Uberlândia Tigres, São Gotardo A e São Gotardo B.
 
No primeiro dia de jogo a equipe carmense estreou com vitória por 6×2 contra o time da capital mineira. No segundo jogo o time da casa venceu apertado a equipe A da cidade vizinha, São Gotardo com o placar de 5×4. Com esse mesmo resultado o time carmense venceu a equipe B de São Gotardo já no segundo dia de competição.
x
O placar garantiu uma vaga para a final do torneio contra o também classificado time de Uberlândia. Em um jogo emocionante disputado ponto a ponto a equipe carmense garantiu o troféu da competição por 8×7.
 
Embora o time de Carmo do Paranaíba tenha, literalmente, suado a camisa para garantir que o esporte continue vivo na cidade, os jogadores têm se mostrado perseverantes nos treinos e com um espírito nipônico de luta sempre lembrando que competir é muito mais importante que vencer o adversário.
 
TORNEIO BUSCA SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE
x
O softbol é um esporte popular na América Central, Japão e principalmente nos EUA. No Brasil o esporte é tradicional nas associações esportivas nipônicas e, ao longo dos anos, vem atraindo admiradores brasileiros. No entanto, o principal motivo entre tantos benefícios que o esporte proporciona aqui a intenção maior é o da socialização. Para o presidente da Associação Esportiva Nipo-Carmense (AENC), Fabiano Otsuka, embora o torneio tenha deixado de acontecer por dois anos consecutivos, a expectativa é que todo os anos aconteça uma edição. ‘Nosso objetivo é manter a tradição do esporte nas colônias japonesas disseminando nossa cultura’, disse.
x
Para ele, o esforço na organização do evento, a busca por patrocínio e estrutura que envolve um torneio como esse é recompensado pelo prazer que a confraternização oferece. ‘Estamos interagindo com equipes de outras cidades, incentivando o esporte aqui em Carmo enfim, trabalhamos em prol de uma sociedade melhor’, afirmou.
x
Em entrevista com o presidente da Associação Mineira de Cultura Nipo Brasileira de Belo Horizonte, Tsyuoshi Yotsumoto, essa preocupação em apoiar, ajudar e participar de tais eventos é recíproco. ‘Confirmamos a presença de última hora já que nosso time estava desfalcado. Mas bastaram algumas ligações para conseguirmos atletas de Brasília e Natal’, disse.
 
Para Yotsumoto, apesar do time da capital não ter conseguido um bom resultado no torneio, foi de suma importância participar do evento. ‘Quero inclusive agradecer o presidente da associação carmense e os atletas que vieram de fora para formar nossa equipe. Todos eles não mediram esforços para nossa participação’, concluiu.
 
De acordo com o presidente da Associação Uberlandense de Beisebol e Softbol (AUBS), Giovani Gonzales, eventos como esses são extremamente importantes para o cenário esportivo da região e Estado. ‘Aproveitamos aqui para agradecer todos os envolvidos na organização do torneio. Fomos bem recebidos e muito bem tratados’, afirmou.
 
Giovani frizou o fato da equipe uberlandense disputar a final com o time carmense. ‘Foi um excelente jogo e um aprendizado para todos nós’, finalizou.
 
DESTAQUES DO TORNEIO
 
Os jogadores carmenses: Tiago Moreira Carneiro e Gabriel Goulart Amaral foram os atletas destaques do torneio. O primeiro conseguiu dois home run durante os jogos e o segundo conseguiu rebater um.
 
Home run é uma expressão do beisebol que representa a rebatida que possibilita ao atacante marcar um ponto equivalente ao gol no futebol .O home run completa um circuito ininterrupto de quatro bases dando ao atacante um ponto sem a possibilidade de defesa do adversário.
 
Dois jogadores do time uberlandense também conseguiram o feito de rebater um home run: Guilherme Uehara Hideyoshi e Gil Isamu Takeshita.
X
Matéria: Fernando Alvim 
X

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui